Ah, pois é!

Existe algum termo mais indiferente e mais genérico do que o ‘pois é’? Ao mesmo tempo em que o ‘pois é’ pode ser entendido como uma resposta afirmativa, dependendo da maneira como ele é falado, o ‘pois é’ também pode ser negativo e também pode ser absolutamente NADA!

O dilema do ‘pois é’ está na comunicação escrita. Aí que o bicho pega! Imagine uma conversa via mensagem instantânea em que um dos interlocutores afirma que morre de paixão pela interlocutora. E ela apenas responde ‘pois é’… O que conseguimos entender disso? Nada, apenas Indiferença! Se bem que se o interlocutor estiver muito apaixonado vai entender isso como algo maravilhoso. Pobrezinho…

Essa imagem é capa do livro de Anesia Pacheco e Chaves - Pois é.  http://www.miroeditorial.com.br/index.php?apg=catalogo&npr=7

Essa imagem é capa do livro de Anesia Pacheco e Chaves – Pois é.
http://www.miroeditorial.com.br/index.php?apg=catalogo&npr=7

Ainda, o ‘pois é’ serve também para que a pessoa marque uma presença sem marcar NENHUMA presença! O interlocutor faz toda uma argumentação sobre determinado fato e o outro interlocutor responde com um ‘pois é’. E aí, o que se capta disso? Concordância ou discordância? Na real, é aquele posicionamento totalmente ‘desposicionado’. E o emissor da opinião cheio de presença imaginando que o parceiro de conversa está concordando com ele. Ingênuo…

Entretanto, o que realmente incomoda no uso do ‘pois é’ é quando você precisa verdadeiramente daquela opinião de um amigo – ou amiga – e a pessoa emite o tal ‘pois é’. Quando isso acontece entre pessoas próximas, pode procurar outro confidente, best friend ou seja lá o que for, pois esse ‘pois é’ é tão impessoal e desaforado que deve servir de alerta para que você possa selecionar melhor seus amigos.

Portanto, se realmente você já sentiu essa necessidade de um algo mais do que esse tal ‘pois é’ em algum momento de sua vida, reaja e mostre que você merece mais do que isso. Mas, caso você não consiga se mobilizar para tanto, só tenho a dizer a você ‘pois é’…

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Comunicação, Literatura e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s