A Social Democracia no Brasil e as “Diferenças Semelhantes” entre PSDB e PT

AECIO-DILMA III

O que mais me espanta nesta eleição presidencial é a tentativa fervorosa de diferenciação que os fanáticos de ambos os lados tentam incutir no próximo. Falam de seu candidato como se fosse algo totalmente ‘diferente’ de seu oponente, como se cada um significasse um oposto significativo do outro. E não é essa a realidade! Eles não são tão diferentes assim.

O que venho dizendo há alguns anos é que tanto as gestões do PSDB quanto as gestões do PT são marcadas pela Social Democracia. Para muitos isso não significa absolutamente nada, mas para quem acompanha ‘modelos’ de governo é bem interessante marcar essas posições, como os europeus fazem em maior escala e outros países desenvolvidos dos demais continentes também fazem.

A diferença entre as gestões de PSDB e PT, dentro do conceito da Social Democracia, se dá em que o primeiro possui uma visão mais ‘economicista’ de SD e o segundo tem como ideal a visão mais ‘social’ de SD. Pode parecer pouco, mas não é, assim como também não é muito, pois ambos compartilharam de muitos dos programas surgidos nos últimos 20 anos. (reitero que o viés de SD é o que os diferencia, como citado acima. Um dando maior ênfase à economia e outro ao social) Outro fator de aproximação é o modelo de relação com os demais partidos, que sempre foi o mesmo dentro dos governos de ambos os partidos nestes últimos 20 anos. Ou seja, o fisiologismo partidário é fator muito presente nas gestões da Social Democracia no Brasil. (Inclusive em termos de escândalos de corrupção e os tentáculos relativos ao alcance em outros partidos)

Concluindo-se que as ‘diferenças’ não são tão ‘diferentes’ assim, parte-se, então, de parte dos fanáticos, para uma super divulgação das pequenas diferenças. Porém, isso se dá apenas em termos de ataques e mais ataques no tocante a escândalos de corrupção, nunca em termos de projetos e propostas. E até nesse campo a igualdade é significativa. Do PSDB vem a Privataria Tucana, a compra de votos para aprovação da Reeleição no Congresso Nacional e o Mensalão Tucano de MG, ‘pai’ do Mensalão do PT que veio em seguida no plano nacional (não vou nem citar outros escândalos regionais). Já o PT apresenta o Mensalão ‘nível Brasil’ e agora o explosivo caso Petrobrás, dois casos emblemáticos e midiáticos.

Portanto, a pequena diferença que existe entre o que apresentam as atuais candidaturas, representantes dos últimos 20 anos de governos Sociais Democratas no Brasil, é que o viés de um é mais ‘economicista’ e a do outro é mais ‘social’. Tudo mais que os fanáticos de ambas candidaturas apresentam como diferente é balela para justificar a conquista de poder. Mas se a ideia é ser o diferente, não seria mais interessante apresentar projetos e propostas claros e objetivos para que esta visão realmente pudesse ser diferenciada e apresentada de fato como diferenciada e positiva?

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Comunicação e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s