A Era da Desinformação III – A Lenta Morte da Verdade

A mentira é a base para a grande maioria das desinformações que inundam as redes sociais. Os criadores dessas mentiras não as criam por desinformação, por falta de acesso aos meios adequados. Eles fazem para distribuir as mentiras que servem a seus interesses. Conteúdo podre sempre existiu na história da comunicação, independentemente do meio em que ocorre esse processo. O problema é que atualmente jogaram quase todos os filtros fora.

E é sobre esse ponto que quero tratar nesse texto. Sem filtros, que aqui podemos entender como uma pesquisa, por mais breve que seja, sobre o assunto disseminado pelo criador mentiroso, não há como manter um nível minimamente adequado de qualidade e de verdade. O não uso de algum filtro é patrocinar a morte da verdade! E entender a verdade apenas como a certeza daquilo que eu penso, do que eu defendo, é decretar a morte da verdade. O que se vê são vários compartilhadores das mentiras criadas pelos espertos mentirosos, que, sabendo da alienação geral e irrestrita, logram sucesso demasiado de seus intentos.

Com tais fatos, a maior vítima dessa situação é a verdade e quem desdenha dela. A morte da verdade é lenta em função de que tal conceito verdadeiramente ainda possui muita força. Apenas uma verdade é capaz de desmascarar muitos propósitos mentirosos. Se os distribuidores de conteúdos apócrifos fossem capazes de acreditar na verdade, e não nos criadores de falsidades, a verdade teria garantia de vida longa. Porém, o que parece é que, seguindo aquela lógica barata e reacionária, conteúdo bom é conteúdo falso! Resumindo, a imensa dificuldade de avaliar conteúdos é inversamente proporcional à facilidade de compartilhar estupidez.

Entretanto, ainda há esperanças. Já que a morte da verdade é (está) lenta, nada impede de que seja interrompida. Obviamente, precisaria haver uma revolução cultural, com base em educação e formação de qualidade, de modo que os criadores mentirosos fossem desmascarados em sua origem. Seriam derrubados pelo nível de leitura, pela capacidade de análise dos leitores. Eu, como um bom visionário, estilo Policarpo Quaresma, ainda acredito no fortalecimento da verdade. Vida longa para a verdade! Ainda que seja uma verdade em tupi-guarani. 🙂

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Comunicação e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s