A Era da Desinformação II

Sinceramente, causa estranhamento o silêncio de muitos amigos ‘acusadores’, que ‘lutam’ contra a corrupção/desvio de dinheiro público, em relação à absolvição pelo STF de um Deputado Federal do Rio Grande do Sul por ilegalidade no colhimento de provas (o que está juridicamente correto) na Operação Rodin. Pior ainda é o silêncio pelo fato de que outros acusados querem anular toda a Operação, na qual este deputado foi considerado líder de todo o esquema, em função dessa decisão de nosso tribunal maior.

Na última semana fiz a seguinte pergunta em minhas contas nas redes sociais: quer dizer, então, que se as provas são ilegais os fatos se tornam inexistentes? Fácil assim? E as escutas são obras de ficção?

O que me parece é que virou ‘modinha’ acusar algumas figuras carimbadas da política brasileira, mas não há nenhum conhecimento macro sobre os reais problemas de corrupção no Brasil e seus operadores (que são vários, incontáveis, até…). O que me parece, também, é que se ninguém criou uma imagem ‘legalzinha’ para compartilhar no Facebook (com um textinho bem desaforado e com alguns errinhos de português), não há motivo para se falar no assunto, se inteirar sobre o tema. E o que me parece, ainda, é que para muitos a corrupção possui cor partidária, talvez algumas cores partidárias. Assim, partidariza-se uma questão muito séria! Assim, limita-se uma questão muito séria!

É por essas e por outras que não há evolução política (no sentido de senso crítico) no Brasil, no Rio Grande do Sul, na maioria dos lugares desse país… A grande parte das pessoas apenas segue ondas acusatórias, pois não possui capacidade individual de análise profunda dos fatos! Compartilha-se bobagens produzidas por imbecis (alguns inteligentíssimos e sabedores do poder que possuem sobre grupos de alienados), mas não há capacidade, por parte dessa legião de compartilhadores, de desenvolver um olhar minimamente crítico sobre as notícias que estão reluzentes nos veículos de informação, inclusive na internet, nesse meio.

Ah, mas quando aparecer uma imagem no Facebook, eles compartilharão! Dispararão o gatilho de compartilhamento sem dó e sem nem saber exatamente o que estão distribuindo. São esses indivíduos que eu chamo de principais participantes e operadores de nossa Era da Desinformação! E essa Era acontece hoje, agora. Infelizmente!

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Comunicação e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s