EXPOAGAS – O valor da exposição de uma Marca e o belo conceito ‘clubber’ da Itaipava

Nessa semana se realizou em Porto Alegre a 31ª edição da EXPOAGAS, Convenção Gaúcha de Supermercados, que aconteceu na FIERGS. A grandeza do evento comprova a força do segmento supermercadista no Rio Grande do Sul. Em todos os dias os corredores da Feira estiveram lotados, com estandes bastante prestigiados e sempre com alto número de visitantes. Dentre as mais variadas atrações, alguns fatos curiosos chamaram-me a atenção nesta edição da Feira. Primeiro, o número considerável de expositores de frutas e o intenso movimento de seus espaços. Alguns muito bem localizados, logo na entrada da área de exposição, repletos de frutas frescas, todas muito bonitas. Além disso, todos os segmentos fornecedores do ramo supermercadista estiveram bem representados, desde alimentos, bebidas, mobiliário, maquinário e até softwares específicos para o ramo. Em grande parte, os expositores instalaram-se em estandes bem desenhados, com bons espaços e de uso racional.

Mas um segmento, em especial, conseguiu atrair uma grande atenção, principalmente do público masculino, que é a massa dominante neste tipo de evento: as empresas de energéticos. Estas empresas apostaram em ambientes mais abertos, servindo seu produto ao grande público que passava em frente aos seus espaços. E conseguiram um intenso movimento e degustação de suas bebidas. Porém, certamente o sucesso de suas ações não ocorreu (apenas) pela qualidade dos energéticos. O que chamava muito a atenção era a vestimenta que usavam as promotoras/recepcionistas. As belas meninas com seus corpos bem cuidados e esculturais ganharam roupas coladas ao corpo, extremamente justas e marcantes (é o caso da foto abaixo, apesar de que esta era a mais ‘amena’ das empresas de energéticos no tocante à exposição das meninas). As pessoas, ou melhor, os homens, passavam no estande, davam mais uma volta e retornavam ao estande para ganhar novamente o mimo das belas moças. E assim ocorreu durante os 3 dias de Feira. As perguntas que ficam (em relação ao uso de figurino tão chamativo e que expõe por demais a figura feminina) são as seguintes: esta estratégia é válida para atrair o público? Vale a pena vincular a Marca a uma exposição desse nível? Esses eram os questionamentos de alguns profissionais com os quais conversei durante o evento.

Meu pai, no alto de sua sabedoria e experiência de mais de 40 anos atendendo ao setor supermercadista, lascou a seguinte frase: “quero ver como vão ficar os supermercadistas que vêm acompanhados de suas esposas…”. Realmente, esse é um detalhe que não deve ter sido observado pelos estrategistas dos energéticos. O modelo de abordagem não é agradável para mulheres, tampouco para homens acompanhados. De qualquer forma, mesmo que não houvesse esse ‘senão’ citado acima, não consigo aceitar que os belos corpos das promotoras/recepcionistas, independentemente do produto ofertado, sejam a principal atração de um estande em um evento supermercadista.

Ademais, achei muito interessante o conceito ‘clubber’ que a Itaipava impôs ao seu estande. Trabalhou a decoração como se fosse um espaço de balada, até com globo de danceteria. Havia, também, sonorização de festa, o que contribuiu para chamar a atenção ao belo espaço (foto abaixo). A ideia da Itaipava demonstra que não precisa ser apelativo para conseguir angariar público em eventos desse nível. Basta uma boa estratégia, basta pensar em aspectos que fujam da vulgarização e eleve a marca através de novos conceitos.

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About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
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