A Ativação de Marcas nos Clubes de Futebol do Brasil II – #forzabigode

Seguindo a linha do último post, apontarei aqui no Blog algumas ações de ativação de marca pensadas pelos clubes de futebol do Brasil, seus patrocinadores e/ou empresas que estejam vinculando suas marcas aos clubes em determinadas circunstâncias. Como eu havia comentado anteriormente, algumas empresas patrocinadoras trabalham de uma forma bem mais adequada – e com resultados mais concretos – a ativação de marca do que o próprio clube detentor da marca. E é esse caso da Brahma, aproveitando a final da Copa do Brasil.

Nessa campanha criada pela 9ine, alia-se o momento (final do torneio) com algumas características de importantes partes envolvidas no sucesso que o Palmeiras logrou ao chegar nessa decisão. A partir daí, identificou o bigode como um fator paralelo decisivo no avanço do Palmeiras, já que o gol do último jogo da semifinal foi marcado por Valdívia (jogando naquela noite com bigode). Ainda, há o tradicional bigode de Felipão e de Murtosa, respectivamente técnico e auxiliar técnico do clube, considerados os estrategistas da escalada palmeirense nessa Copa. Assim, foi criada uma página no Facebook chamada #forzabigode – www.facebook.com/Brahmapalmeiras – em que motiva os torcedores do Palmeiras a usarem um bigode na noite dos jogos. Inclusive a agência vai distribuir bigodes verdes na entrada do jogo de ida da final, que será hoje em Barueri/SP.

Além da ativação dessa campanha no Facebook, em que se vincula a marca Brahma ao do finalista Palmeiras, essa ação também está no Youtube, através do vídeo abaixo:

A partir destes projetos, a 9ine consegui trabalhar um detalhe bem curioso – os bigodes “decisivos” – de maneira bem criativa, de modo a linkar a marca Brahma com algo fácil de virar “febre” entre os torcedores. Afinal, até mesmo para os que não acompanharão a final no estádio, conseguir uma imitação de bigode é bastante acessível e barato, ainda mais em um momento de decisão em que a torcida é embalada pela euforia.

E fica mais uma vez a dica aos clubes, de que várias ações podem ser executadas sem que exijam altos investimentos e complexidade demasiada. É apenas uma questão de projeto! É apenas uma questão de estar bem assessorado! É apenas uma questão de cultura TOTAL de marketing!

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Marketing e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s