KLM e as Ações de Marketing em Redes Sociais

Muitas empresas têm se utilizado das redes sociais para promoções e campanhas de relacionamento junto a seus clientes, assim como fidelização. Porém, o que se tem visto é muito do mesmo, ou seja, repetições de casos que nem sempre logram sucesso. Por mais que haja criatividade nas ações em redes sociais, penso que ainda falta uma continuidade de ordem criativa nesse meio. E, em função disso, cito algumas ações que seguem um sentido bem adequado para campanhas de sucesso.

Uma empresa que tem trabalhado bem esta ideia da continuidade criativa é a companhia aérea holandesa KLM. Nos últimos meses a KLM tem proporcionado a seus passageiros campanhas bem criativas e interativas. Uma de suas ações é a integração das reservas de voos ao perfil em redes sociais de seus clientes, mais precisamente Facebook e LinkedIn. O projeto, chamado Meet & Seat, consiste em identificar quem estará no voo e busca aproximar os passageiros por afinidades, de modo que permita interação entre eles, inclusive o tão propalado networking. Importante frisar que apenas os passageiros que autorizam a divulgação de informações de seus perfis é que participam dessa campanha, de modo que não há liberação de detalhes sem permissão e consentimento do usuário.

Outra ação bem interessante e eficaz é a premiação personalizada de alguns clientes. A campanha funciona da seguinte forma: ao chegar ao aeroporto e realizar o check-in no Foursquare ou anunciar no Twitter, citando o nome da KLM, o passageiro que está apto ao embarque pode ser selecionado pela KLM, que confere informações destes clientes através de suas preferências mencionadas nas redes sociais, e, com essa breve pesquisa e com o período entre o check-in e o embarque, adquire um presente adequado ao gosto de cada um desses passageiros. Esta ação resultou em mais de um milhão de acessos ao hotsite da companhia em apenas 3 semanas de campanha! Este é o link no Youtube do vídeo desta ação.

Estas são apenas duas das ações inovadoras e de sucesso que a KLM tem executado através do uso de redes sociais para potencializar seu CRM. E é essa união entre métodos e ferramentas que faz toda a diferença. Aprecie e inove você também! E exerça a continuidade de ordem criativa!

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About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
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