Os 10 Mandamentos da Comunicação Escrita para Perfis Profissionais em Redes Sociais

Há bastante tempo venho analisando uma série de perfis corporativos, ou de caráter profissional, nas redes sociais. Não há dúvida de que há muitos que primam pela qualidade, não apenas da linguagem que utilizam assim como nos conteúdos que distribuem. Porém, há casos críticos, e estes motivaram esta empreitada.

Alguns destes casos críticos acontecem em função dos responsáveis pelas postagens se utilizarem de suas opiniões particulares, muitas vezes usando tais perfis profissionais como um braço de seu perfil pessoal. Postam imagens de correntes, imagens de preferências de futebol, religião, entre outros fatores que mais desagregam do que agregam valor à marca da empresa e/ou profissional.

Ainda, há situações em que a conduta no perfil é até certo ponto coerente com a filosofia da empresa e sua marca, mas não há um cuidado com o teor dos conteúdos postados. O perfil distribui informações de fonte duvidosa sem o devido cuidado com a repercussão que pode resultar essa atitude. Além disso, outro dos problemas encontrados é a falta de cuidado com a linguagem utilizada e a falta de zelo com a língua portuguesa. Obviamente, há exceções de perfis corporativos que podem e até devem utilizar uma linguagem mais atrativa e “atual”, próxima ao público com o qual se relaciona. Pois, de certa forma, seu produto objetiva atingir um determinado público que precisa dessa identificação, e a linguagem é um dos principais meios para tanto. Porém, até para estes casos específicos a maioria destes mandamentos são de grande utilidade.

A partir de todas estas observações, tomei a liberdade de desenvolver este artigo, sob o título de “Os 10 Mandamentos da Comunicação Escrita para Perfis Profissionais em Redes Sociais”. São apontamentos bem objetivos e que têm por meta auxiliar quem ainda possui dificuldades de assimilação da importância que possui uma Marca neste meio e todos os cuidados que são inerentes a sua exposição. Cito, a seguir, os mandamentos e um breve comentário sobre cada um. São eles:

1º – Amar a Concordância sobre todas as coisas, tanto verbal quanto nominal.
Não cometa nenhuma atrocidade em seus textos em relação à Concordância. Pois erros graves nesse quesito demonstram total falta de intimidade com a língua portuguesa.

2º – Não ousar cometer erros de Ortografia.
Mesmo que você não domine as regras, pesquise a correta grafia de cada palavra em sites de busca, pois é muito fácil! Não é mais aceitável preguiça de pesquisar. Trata-se apenas de uma questão de vontade.

3º – Guardar castidade nas Palavras utilizadas e não postar Conteúdo de baixo nível.
Conteúdo de qualidade é o mínimo que o próximo merece receber. Deixe para “xingar muito no twitter” em seu perfil pessoal. E olhe lá…

4º – Honrar o próximo com um bom Texto, sem excessos de termos técnicos, gírias e ironias.
Excessos nestes aspectos limitam o alcance de sua mensagem. Não desperdice uma oportunidade antes do tempo! Seja objetivo e claro!

5º – Não matarás os “r” das terminações dos Verbos, assim como não confundirás o uso das terminações verbais “am” e “ão”.
Ainda que muitos não entendam, estas faltas mudam o tempo e o sentido do Verbo na frase. Não confunda o próximo! Em relação às terminações “am” e “ão”, a primeira designa tempo presente (apenas “am”) ou tempo passado (junto com o “r” + ”am” = “ram”) e a segunda designa tempo futuro (junto com o “r” + ”ão” = “rão”).

6º – Guardar cuidado com o uso da Acentuação e da Crase.
Algumas palavras e/ou frases dependem decisivamente destes sinais gráficos, de modo que o sentido seja bem entendido e resguardado.

7º – Não roubar a atenção do próximo escrevendo Futilidades e Conteúdos sobre fatos triviais, cotidianos.
O próximo quer saber de fatos novos, de informações interessantes. Pense sempre em proporcionar algo novo para seu interlocutor. E até mesmo particularidades sobre o tema devem ser reservadas para abordagens pessoais!

8º – Não levantar falsas impressões para o próximo com Conteúdos incorretos e inconfiáveis.
Esteja certo de que o Conteúdo postado possui fonte segura e confiável, e que a informação realmente seja correta. Cometer esse tipo de lapso pode ser muito grave para a reputação de uma marca.

9º – Guardar a santidade da Pontuação e sua bênção esclarecedora.
Pense na Pontuação como sinais de trânsito e imagine a confusão que ficaria o trânsito sem tais sinais. Imaginou? É nessa confusão de sentido que você coloca o próximo quando não usa ou usa equivocadamente a Pontuação. E sem dar o sentido adequado a sua mensagem, não se estabelece uma comunicação efetiva.

10º- Não cobice as palavras do próximo ao não citar Referências.
Cite sempre o autor de alguma frase e/ou texto postado que não seja de sua autoria. Ao não se apropriar do que é criação de outro, você valoriza sua mensagem e dá maior credibilidade aos seus conteúdos de maneira geral.

Importante frisar que tais mandamentos não têm por objetivo tornarem-se regras. Muito menos pretendem “dogmatizar” a linguagem escrita, nesse meio aqui estabelecido, como sendo algo inatingível e de pouca intimidade da maioria. O objetivo aqui é dar dicas e orientações para que todos possam aperfeiçoar suas mensagens. Portanto, aproveite estas dicas, participe e colabore com a continuidade deste tema e na complementação destes mandamentos. Melhorar alguns processos em que notadamente sentimos deficiências é parte de todos nós. Ah, e tais dicas também podem ser utilizadas nos perfis pessoais das Redes Sociais. Isso, claro, se você deseja valorizar seus conteúdos e tratar bem suas conexões! 😉

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About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
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