Por uma abordagem verdadeiramente Profissional

Quantas vezes já fomos abordados por outra pessoa e, apesar de interromper alguma de nossas atividades, este interlocutor não tinha a destreza de aproveitar sua oportunidade e passar a mensagem com objetividade, clareza e empatia? Pois é, está cada vez mais claro que os profissionais que dependem de um contato direto com pessoas têm apresentado certa dificuldade de compreender a necessidade de uma preparação prévia para desenvolver aproximações com qualidade. E este fato não se aplica apenas para quem trabalha com vendas ou com atendimento, mas sim para todos os profissionais que lidam com pessoas, que dependem do contato humano para lograr êxito em suas funções.

Ainda, tal situação independe do meio em que acontece esse contato. Pode ser diretamente pessoal, via ligação telefônica, via e-mail, via mensagem de celular, via contato pelas redes sociais, entre outras abordagens. Obviamente, que os profissionais de venda, de área comercial, necessitam ainda mais de capacitação nesse aspecto, pois lidam, além da abordagem, com a premissa de convencer seus interlocutores das qualidades, vantagens e benefícios que o produto e/ou serviço ofertado possui. Podemos aplicar estas mesmas condições aos profissionais liberais, pois estes também dependem de passar uma excelente primeira impressão já no primeiro encontro com seu cliente ou paciente, já que lidam com a conquista da confiança do outro. Aos empreendedores, então, nem preciso falar da importância do contato com o cliente, pois sem clientes e sem vendas até as boas ideias correm o sério risco de naufragar.

Em relação aos profissionais de atendimento, estas condições não se direcionam, obrigatoriamente, ao fato de se conseguir efetivar uma venda, lucrar com uma comissão, passar confiabilidade ou angariar um novo cliente. Este tipo de profissional trabalha para defender e zelar por uma marca. E para que este zelo se traduza em resultados! Esta marca, de maneira geral, é entendida pela grande maioria como a marca da empresa, apenas. Pensa-se apenas que a organização e/ou instituição é que pode perder com algum lapso de comunicação de abordagens destes atendentes. Porém, esquece-se que a principal marca pela qual devemos zelar é a nossa própria! Nossa marca sendo bem percebida é sinal de que a(s) outra(s) marca(s) que nos acompanha(m) também está(ão) bem. E uma frase/palavra mal colocada ou uma frase mal construída verbalmente, além de uma expressão facial carrancuda, pode deixar uma imagem ruim para nossos interlocutores. E essas máculas podem realmente “marcar”.

Portanto, independentemente de nossa função profissional, do meio em que abordamos e da visão que temos de interação entre pessoas, o importante é programar com qualidade nossos contatos. Planejar, preparar e exercitar situações é apenas um dos caminhos para bem resolver as questões relativas às abordagens. E um recado especial aos empreendedores (dos mais variados segmentos): por mais inteligente e genial que você seja, se não conseguir mostrar, apresentar e comunicar tais qualidades, de nada servirá ter este dom. A esmagadora maioria de seus potenciais clientes não possui dons mediúnicos que permitam tal percepção sem uma boa comunicação.

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About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
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