As redes sociais e os perfis corporativos

As redes sociais não são apenas entretenimento. A facilidade como os conteúdos se propagam faz com que cada vez mais se veja perfis corporativos e profissionais nestes meios. E se estes meios proporcionam intensa movimentação e imenso potencial de visualização dos mais variados tipos de conteúdos por investimentos baixos, não há motivos para não aproveitá-los. A questão é: como aproveitá-los de forma que não se tornem o famoso “gol contra”?

Não quero aqui estabelecer regras, nem ser uma espécie de “censor social”, muito menos definir mandamentos dogmáticos. Porém, quando se entra corporativamente nas redes sociais, a primeira noção que se deve ter é de que seu perfil e sua marca estarão lá 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Não há folgas nem descansos! Então, esteja ciente de que apenas estar não significa muita coisa. O princípio da participação nas redes é interagir, responder, relacionar-se. E, para tanto, precisa-se estar sempre atento aos movimentos de nossas conexões, principalmente aqueles que nos citam diretamente. Deixar nossas conexões “no vácuo”, ou seja, sem respostas para suas indagações/participações, soa como não atendê-los, o mesmo que não dar a devida atenção e respeito. Responda sempre, principalmente quando o assunto for alguma reclamação, insatisfação ou indelicadeza por parte da conexão/cliente. Os fãs de sua marca querem “ouvir” a sua versão! E sem proporcionar esta interação o tal “gol contra” aparece.

Outro fator de extrema importância na condução de perfis corporativos é ter muito cuidado nas postagens de conteúdos. Devemos lembrar que estamos lidando com uma marca, e, dessa forma, deslizes não são perdoados e ficarão, com o perdão da redundância, marcados. Tenho visto muitas empresas tratarem seus perfis corporativos como sendo um braço de seus perfis pessoais. Publicam e repassam/compartilham materiais que não possuem ligação nenhuma com o foco de seu negócio. Ainda, compartilham materiais de piadas, temas de natureza polêmica (futebol, política, religião, etc), o que deve ser evitado de todas as maneiras, pois suas conexões podem ter opiniões divergentes em relação ao que foi postado e iniciar um debate desnecessário. Além da possibilidade da marca ficar taxada como sendo defensora de determinada linha de pensamento.

Além dos pontos citados acima, temos de atentar ao cuidado que estes perfis devem ter com a linguagem utilizada. O uso da língua deve ser adequado, nada formal aos extremos, mas que não agrida o público em geral. Gírias devem ser usadas apenas se o perfil for direcionado a um público bem específico, como, por exemplo, uma surf shop, uma skate shop, dentre outros similares. E esta preocupação deve permear também os compartilhamentos e redirecionamentos, pois sua marca é carregada junto com estes conteúdos que são distribuídos pelo seu perfil.

Portanto, o que deve estar claro é que o foco de uma empresa não é carimbar tudo quanto é conteúdo, por mais engraçadinho que seja, por mais humano e sentimental que seja. Muito menos “ondas” da web como os tais memes. O foco real é ser mais um canal de relacionamento com seu público, de modo que sua marca esteja ativa também através destes meios. Engaje-se nas campanhas de sua marca! E esteja acessível e disponível sempre. Interaja, responda, relacione-se!

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About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
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