Para Juremir Machado da Silva

Quando um autor pensa em escrever sobre determinado assunto deve, no mínimo, pesquisá-lo, estudá-lo. Mesmo que seja crônica. Ainda mais quando este cronista é um profissional inteligente e detentor de um espaço privilegiado e com enorme alcance como o blog do Correio do Povo. Não, não exijo pesquisas acadêmicas, mas um mínimo de conhecimento para poder bem sedimentar sua opinião sobre o assunto em pauta.

Porém, não foi o que aconteceu neste caso, nobre Juremir. A tua análise sobre o MMA é rasa e sem base (blog: http://bit.ly/AnXawk), assim como os argumentos de vários dos teus seguidores de sempre, independentemente sobre o teor do que tu escreves. Sou um fã do teu trabalho, e, ontem mesmo, em um churrasco de domingo, elogiava a tua conduta como o melhor jornalista que temos no RS atualmente. E mantenho essa convicção! Pois é a prova de que mesmo os melhores não conseguem dominar e entender sobre tudo, capacitados para assim entender deste “tudo”. E assim somos, pois nós humanos ainda não conseguimos desenvolver a capacidade “macro” de sermos perfeitos em todas as áreas do conhecimento. Assim como a imperfeição plena é quase impossível.

A diferença está quando nossa inteligência (no teu caso, invejável inteligência) nos trai, e nos induz a opinar sobre tudo, mesmo sobre o que mal conhecemos. É resultado da “globalização da opinião” e dela resulta a globalização das opiniões rasas e superficiais. Mas é natural isto para quem tem a facilidade da escrita, por isso escreve diariamente com qualidade, e um meio de comunicação que consegue atingir um grande número de leitores. Seria quase como uma tentação, a tentação do “carimbo”, aquela de falar sobre tudo que acontece no momento (natural para um cronista diário), mas inclusive de falar dos “hits” que não dominas (utilizei o termo “hits”, em função de tua “obsessão” pelo tal Teló). Ou aquele objetivo de ser “o eterno maldito”. Vai saber… Mas mesmo para isso se exige recursos argumentativos.

Enfim, caro Juremir, sigo lendo tua crônica no Correio do Povo, ao qual sou assinante, teu blog, seguindo-te no Twitter e no Facebook, pois entendo que no mínimo 90% de teus textos sejam excelentes. Mas não queira “carimbar” tudo, pois sem uma profundidade de argumentos perde teus diferenciais e te torna similar ao “gênio idiota” da crônica gaúcha, aquele mesmo da “Rede Baita Sol”.

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Comunicação, Diversos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s