Marketing de Conteúdo

Cada vez mais buscamos formas ou fórmulas novas para que nosso negócio se diferencie e esteja sempre à frente da concorrência. Uma delas, que está em franca evidência, é o chamado marketing de conteúdo. Não se trata de algo novo, pelo contrário, mas o que temos assistido atualmente é uma aplicação desse conceito em meios ainda novos para muitas empresas e profissionais: as redes sociais. Mas o que, de fato, podemos chamar de conteúdo nesse meio e qual a resultante disso? Em meio a tantas conexões diferentes (contatos) e peculiaridades existentes entre elas, como podemos desenvolver algo que seja considerado como conteúdo?

Estas são algumas das dúvidas que normalmente ainda bloqueiam o compartilhamento de informações de empresas e/ou profissionais para seus públicos. Para vencer esta etapa, a primeira pergunta a fazer é se dentro de nossa estrutura organizacional há profissionais ou fatos geradores de conteúdos. Entre os profissionais podemos levantar participações dos mesmos em publicações e trabalhos que sejam conectados com temas afins aos produtos e serviços que a empresa oferece, por exemplo. Além de aproveitamento da qualificação e do conhecimento dos colaboradores, essa geração de conteúdo ajuda na divulgação do qualificado corpo técnico da organização. Ainda, essas ações valorizam e massageiam o ego de cada colaborador participante, de modo que em conjunto com boas ações de RH, torne-o mais motivado e prestigiado dentro de seu campo de atuação.

Ademais, cabe uma verificação dentro daquilo que a empresa oferece para identificar potenciais conteúdos que sejam capazes de despertar interesse em seus contatos, suas conexões. Nesse momento, não é o objetivo trabalhar tal comunicação de forma apelativa, nem como propaganda de qualquer que seja o tema. É momento de fixar a marca, vincular a marca da empresa ou do profissional a valores que a atuação dos mesmos desperte. Reflita, mergulhe e encontre esses valores naquilo que você produz, oferece. Esses valores serão importantíssimos para criar ainda mais vínculo entre a marca de sua organização e seu público, seus contatos e suas conexões.

Entretanto, cabe ressaltar que devemos ter um cuidado muito grande na forma de comunicar estes valores ou as referências técnicas que possuímos nas pessoas que fazem parte de nossa organização. Pois, com públicos e contatos tão distintos, cada qual com suas referências, nossa maneira de comunicar tem de ser direta, objetiva e plural, focada nos valores que identificamos como válidos de repassar aos nossos interlocutores. Nesse ponto, a linguagem é importantíssima, assim como a clareza da mensagem, além de estar coesa e coerente para atingir nossas conexões sem a necessidade de “futuras explicações sobre qual era o nosso real objetivo”. Muitos ótimos conteúdos se perdem em função de uma construção mal elaborada, sem unidade, desconexa e desprovida da verdadeira significância que deveria entregar.

Portanto, é importante lembrar que tais conteúdos devem sempre estar bem estruturados para buscar o engajamento do nosso público através da influência da mensagem que objetivamos repassar. Como dizem Joe Pulizzi e Barrett Newt, no livro “Get Content Get costumers”, o marketing de conteúdo é “a arte de compreender exatamente o que eles precisam, conhecer os clientes e entregar a mensagem de forma relevante e atraente”. E aí, você e/ou sua empresa estão aptos para gerar conteúdo e entregá-lo da maneira adequada?

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Marketing e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s