O Caso Rádio Ipanema

Tenho visto e escutado muitos ouvintes tradicionais da Rádio Ipanema demonstrando enorme indignação pela postura da direção da rádio em relação a essa ação de marketing que apontava para uma mudança radical na programação da mesma. Alguns amigos chegam a classificar tal campanha como ridícula! É, amigos! Mexer em e com tradições históricas é bastante complicado, ainda mais aqui no RS!

De fato, muitas ações de marketing são “ridículas” na sua essência. E se assim não fossem, não seriam ações capazes de gerar o alcance antes planejado. E é aí que a conta se paga: no final da curva geram um resultado bem interessante e um movimento na mídia muito acentuado. Ou os caros amigos se esqueceram da maldita repercussão daquele viral maldito dos Pôneis Malditos?!?

E é o que vejo nesse caso da Ipanema. O enorme debate que gerou essa “pseudo” mudança na programação trouxe à tona o real valor que damos aos que se mantêm retos e coerentes com a sua história. Nesse mundo louco (ou não!!) de tantas mudanças a cada dia, manter-se firme é cada vez mais raro. E, infelizmente, poucos dão valor a este fato! A Ipanema quis chamar a atenção justamente para isso! Apesar de alguns “ipanêmicos” terem ficado putos da vida, a rádio ganhou muito mais do que perdeu, a grosso modo! Gerou a indignação dos ouvintes fiéis contra a mudança no perfil da programação que resultou na mobilização pela manutenção da Ipanema histórica!

Ainda assim, ouvintes de fé que não gostaram desta campanha podem deixar momentaneamente de ouvir a rádio. Porém, voltarão. Não há opções similares no mercado do RS. E muitos (não todos, obviamente) que já não ouviam a Ipanema (independentemente do motivo), recomeçarão a ouvir para manter sua rádio preferida e não correr o risco de que essa ameaça aconteça novamente no futuro e que acabe sendo real! (confesso que este é meu caso!)

Enfim, os muitos indignados com a ação de marketing da Ipanema, chamando o pessoal de PP e MKT de “jênios”, serão os mesmos que lá na frente acharão estas campanhas naturais, normais e até legais. O novo aplicado aqui no RS nem sempre é bem digerido! Mesmo que nem seja tão novo. Ou que nem seja novo no contexto global. E não esqueçam, amigos: o discurso que grita naturalmente nos corredores da Ipanema é de que não há nada melhor do que a Ipanema. Aí já sabemos a razão da campanha ter ido por esse caminho! 😉

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Marketing e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s