Meu novo Projeto: Oficina de Criação de Textos

Muito tenho visto nestes dias de hoje inadequações do uso de nossa língua. Seja na utilização de textos de cunho profissional quanto em usos “livres”, como em redes sociais, por exemplo. Claro, estas duas citações são exemplos antagônicos (propositalmente citados), mas já parou para pensar que ambas fazem parte de um mesmo processo chamado comunicação? E que mesmo em redes sociais, muitos usuários participam das mesmas para distribuir conteúdo? E bons conteúdos, diga-se de passagem. E que quanto mais claramente for informado, estruturado, melhor será entendido!Porém, até mesmo boas ideias quando mal expostas perdem valor. Olha bem o que escrevi: PERDEM valor. Não se tornam sem valor, mas muitas vezes diminuem consideravelmente seu valor.

O importante dentro da mensagem que pretendemos passar é que ela sempre seja entregue de maneira completa para que seu entendimento seja quase pleno. É, amigos e amigas, quase pleno. Esse quase aí se dá em função de que sempre teremos do outro lado da conversa um leitor e sua interpretação, este alguém que vai balizar o nível de relacionamento entre o texto (autor) e este próprio leitor. E não há apenas um tipo de leitor. São muitos, vários, milhares… Por isso, que devemos ter preocupação de mantermos uma métrica de texto que aproxime qualquer leitor das nossas mensagens escritas. E essa não é uma tarefa fácil, pelo contrário.

Nesta minha caminhada profissional, após minha formação na área de Letras, acabei derivando para trabalhos em outras searas, como marketing e vendas. Estas últimas têm uma característica muito pontual: temos pouquíssimo espaço para que nossa mensagem diga muito. Complicado, diria até complicadíssimo! Em outras áreas profissionais também existe a necessidade de que a mensagem seja clara, objetiva e certeira. E nessa hora precisamos dominar os usos da língua escrita! Primeiro, em função de que queremos ser certeiros dentro de nossos próprios textos. Segundo, porque a partir da escrita dominaremos a língua falada e suas variáveis, das mais nobres, dentro das necessidades em que devemos utilizá-la – formalmente, ou ainda até coloquialmente, mas de uma maneira que possamos passar clareza, consistência e credibilidade em nossa mensagem.

Em função de tudo isso, mesmo com minhas atividades como empreendedor, nunca deixei de ministrar aulas particulares no tocante à produção de texto. Esta área do ensino da Língua Portuguesa sempre se manteve muito próxima a mim. É uma de minhas paixões, posso assim dizer! Nesses anos todos após minha graduação, pude auxiliar muitas pessoas a perceber notas que os levaram a vencer a barreira do vestibular e de concursos. Sim, conceitos bons e alguns até ótimos.

Assim, nos últimos meses preparei uma metodologia para uma Oficina de Criação de Textos. Seu real objetivo é levar aos participantes os bons princípios que obrigatoriamente devem permear suas produções textuais. Não é minha ideia nesta Oficina reinventar a roda. Não, mesmo! Nela, trabalharemos o texto na prática, com temas de nosso domínio e que sejam mais aprazíveis para uma boa construção, uma boa apresentação, um bom começo/recomeço. O que deve ficar claro é que, independentemente de qual o propósito de nossa comunicação, seja para vestibular, concurso, prova específica ou uso empresarial do texto, ela primeiro deve seguir o princípio da clareza da mensagem, atingir o leitor/receptor! A diferenciação de um uso posterior dar-se-á pela mudança na forma de como estruturar e atingir cada tipo de leitor. E teremos exemplos dessas formas na Oficina.

Este projeto está dividido em quatro encontros de 2h30min, ou seja, 10 horas/aula. Serão turmas pequenas de no máximo 6 participantes. Todos receberão material sobre os temas abordados e estarão dentro de uma nova modalidade na forma de receber e compartilhar conteúdo (muito legal!!). Já há uma turma programada para início no dia 11 de agosto (quinta) com encontros também nas próximas 3 quintas posteriores, sempre com início às 19h20min. O valor do investimento é de R$ 350,00. Ainda temos vagas! A colocação de turmas em outro dia da semana poderá ser avaliada. As aulas acontecerão na sede da GoMarket: Rua General Câmara, 432 – sala 302, Centro de Porto Alegre.

Bom, ficam os meus contatos para que vocês possam tirar maiores dúvidas sobre a Oficina, demais papos, coisa e tals.

Abraços,

Daniel Mello

(51) 9185-8295

(51) 3224-0046

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Língua Portuguesa e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s