#foradilma & #foraserra – Eleições & Negócios são tão diferentes?

Acabamos de passar por um primeiro turno eleitoral e em termos presidenciais encaminhamos o pleito para o segundo turno. Alguns estão felizes, outros tristes. Alguns se deram por satisfeitos por chegar a determinado índice, outros chateados por não ter alcançado o índice definitivo. Mas o que se avizinha, a partir de agora, é o embate polarizado que tende a ser mais combativo do que tivemos até então.

E é nesse cenário que todos nós estaremos envolvidos. Recebendo informações diversas sobre candidato A, sobre candidato B. Cada lado tentando apresentar algo que possa ser classificado como desabonador contra o adversário. Sim, a principal forma de comunicação será utilizada para denegrir o outro! E no meio de todo esse troca-troca de informações estarão pessoas dos mais diversos níveis, inclusive executivos, empreendedores, profissionais gabaritados, entre outros. Aí que entra o questionamento deste texto: Eleições & Negócios são tão diferentes? Sim, são coisas totalmente distintas, diria a maioria. Ou pelo menos, a maioria vê dessa maneira. Porém, apenas por serem diferentes é o suficiente para que tenhamos uma mudança tão brusca dentro da forma em que apresentamos nossos conceitos? Creio que não! Até mesmo porque o embate eleitoral não é muito diferente de nossa lida diária, seja como executivo, empreendedor ou simplesmente como alguém que trabalha com planejamento e projetos.

Quando vamos atender um cliente nos preocupamos em determinar quais são os principais benefícios e vantagens que nossas soluções levarão para a sua realidade. São estes diferenciais que podem nos fazer ter sucesso em nossa investida. O cliente não quer mais aquele interlocutor que apenas indica as deficiências do concorrente, que tem como principal argumento o outro. Assim, é nessa incoerência que navegamos quanto ao processo político. São inúmeros e inúmeros materiais que recebemos com informações contra determinado candidato. E tudo isso vindo de pessoas com bons precedentes profissionais, pessoas de sucesso em suas empresas, profissões. Por que postar em uma rede social um #foraserra ou um #foradilma? Por que não postar um viva a seu candidato? Qual o ganho argumentativo de citar a “marca” do outro quando queremos, na verdade, demonstrar nosso lado, elevar o nosso candidato? Você faria isso na hora de vender seus serviços em uma concorrência? Um exemplo: imagine se a indústria de chocolates Garoto em seus comerciais ao invés de “Compre Batom” falasse em “Não compre Bis”, simples assim?! Soa estranho, não é mesmo? Lograria o mesmo sucesso que teve com a campanha oficial? Obviamente, não!

Mas alguns podem dizer: a eleição não tem nenhuma relação com o mundo executivo, corporativo, de negócios. Eleição é emoção, os negócios são mais racionais. Seria tão simples se fosse apenas isso. Sinteticamente falando, hoje, quem não impõe emoção em seu negócio está fadado a um limite, está impondo uma barreira ao seu negócio, dificultando e separando o acesso do público a sua empresa, seu produto, sua marca. Além disso, quem ainda vê eleição simplesmente como emoção está longe de ter uma avaliação adequada do quadro político. Quando evitamos o lado emocional da análise política (falo em evitar pois é praticamente impossível sufocá-lo) temos um melhor posicionamento sobre todo o processo eleitoral. Por que não ver tudo como um grande projeto? Por que não analisar o histórico de realizações e seus trabalhos executados como grandes indicadores de avaliação destes candidatos? Da mesma forma, quando queremos levar a mensagem de nosso candidato, por que não levar o que tal candidato fez de relevante, de diferencial, as vantagens e benefícios que proporcionou ao seu público?

Pensemos nisso! E que expressões básicas como #foradilma & #foraserra ou #foraserra & #foradilma sejam substituídas por outras propositivas!

Anúncios

About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
Esta entrada foi publicada em Marketing e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s