O Marketing Direto e sua Marca: a importância de mensuração da Marca

Nestes últimos anos temos visto um belo debate sobre o papel das marcas, suas implicações, e o envolvimento que elas devem proporcionar em seu consumidor. E realmente, este assunto é apaixonante e nos leva a intensas divagações até porque todos têm suas preferências e, até mesmo, paixões em termos de marcas. Mas com todo o valor que possui uma marca, toda a emoção que deve carregar, qual a melhor maneira de mensurá-la? Como nossos consumidores a enxergam? De que maneira estes consumidores entendem esta marca? Você sabe responder qual o nível de conhecimento de sua marca perante seu público alvo?

Várias perguntas… E que podem ter diversas respostas. Uma delas é a que podemos realizar pesquisas (de diversas naturezas) junto ao nosso consumidor para ter uma real ideia de como nossa marca é percebida. Sem dúvida, é correto! E há ainda outras formas de se trabalhar este “mistério das marcas”. Ademais, podemos trabalhar esta medida de nossa marca de outra maneira, e, perdoem-me, vou trazer o assunto para a minha área de atuação, qual seja o marketing direto.

Nesse meio, que é quando trabalhamos a percepção de nossa marca diretamente com nosso consumidor, com um universo muito maior do que qualquer pesquisa, estaremos formando uma base de análise muito mais robusta, qualificada e portadora de uma verdade maior sobre a mensuração que buscamos. Senão vejamos; através de uma campanha de marketing direto, seja via e-mail marketing, telemarketing, mala-direta, promoções presenciais, entre outras, temos como avaliar quase que uma totalidade de determinado mercado consumidor de dada marca (obviamente de uma forma segmentada, organizada e planejada).

Ao ativar uma campanha deste nível estamos propondo diferentes formas de contato, diferentes níveis de contato, diferentes etapas de contato que nos dirão ao final desta campanha – ou de uma etapa da mesma – qual o nível de conhecimento, de entendimento e valor que o consumidor dá a tal marca. E importante: este consumidor estará categorizado! Teremos informações importantíssimas e riquíssimas sobre este consumidor. Estaremos imensamente qualificados com estas informações, pois as mesmas não são anônimas, são numerosas e são muito recentes, atualizadas. Assim, facilita-se até mesmo o trabalho comercial que deve transformar o valor da marca em valor financeiro obtido através do processo de venda.

E lembrem-se: com esta forma de medir e avaliar como o consumidor percebe sua marca a cada novo contato de divulgação de uma mesma marca com um mesmo consumidor, dentro de uma mesma campanha, a percepção nunca é a mesma.

Portanto, avaliem, reflitam sobre a melhor forma de mensurar sua marca! E claro, sem nunca se esquecer de bem divulgá-la!

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About Daniel Mello

Coordenador Comercial na Infoar - Mais Continental; Consultor em Marketing Direto e MKT de Relacionamento; Professor de Língua Portuguesa. Um profissional dedicado aos encantos da área comercial e aos mistérios da Comunicação Escrita e Produção de Textos! Um cara sempre em busca de aprendizado. E pronto para dividir expectativas, anseios e um pouquinho de conteúdo! ;)
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